terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cristo Salvador


DISPONÍVEL

Sagrada Face de Cristo Salvador, o mesmo rosto dos ícones de Cristo Pantocrator. Com o corpo levemente voltado para a esquerda do expectador, porém seus olhos fixos para frente dá um ar imponente de quem tem autoridade. Os mesmos grandes olhos de quem "tudo vê" e julga com amor, por que Jesus Cristo é Amor. A sua boca pequena se torna um sinal da prudência no falar e da contemplação.

Este ícone é uma interpretaçao do original do séc. XVII (Escola de Moscou) que está coberto por uma rjsa de prata, deixando visível somente a parte pintada, preservando assim o fundo dourado.

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourado com folha de ouro simples e brunido e prata.
Detalhes em assist.
2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ícone de "Cristo Esposo" - ο Νυμφίος


SORTEIO

Sobre o fundo dourado, representa o busto da Theotókos e de Cristo colocado no sepulcro. Seu corpo nu tem as mãos cruzadas diante do peito e mostra visíveis as marcas das feridas nas mãos e nos lados. Atrás se entrevê a cruz com o cartaz, na extremidade superior, inscrito. A inscrição não é aquela latina: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus, comumente abreviada por INRI, mas aquela habitual das representações bizantinas da crucifixão: O Rei da Glória, expressão, esta, tirada do apóstolo Paulo (cf. 1 Cor. 2,8).

Este ícone é chamado Rei da Glória, devido ao título fixado na cruz; Extrema Humilhação, pondo em destaque a "kenosis até a morte". Essa representação é chamada também de O Esposo, título proveniente da parábola das dez virgens (cf. Mt 25, 1-13).

Este ícone é uma interpretação do original do séc. XVII (Escola Russa), mais conhecido por "Extrema Humilhação" (gr.: Aκρα Tαπείνωσις; rus.: Христа во гробе).


Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourada com folha de ouro.
Detalhes em assist.
2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Theotókos do "Cálice de Inesgotável Tesouro"


VENDIDO

Este ícone retrata um dos mistérios e paradoxos da fé ortodoxa. Maria está no altar, onde nenhuma mulher pode servir, oferta o Cristo Eucarístico. A verdade é que Maria está sempre presente na Mesa Santa. Deus não pode tornar-se carne humana, exceto através do ventre da Mãe de Deus e da sua boa vontade e cooperação com Deus. Suas mãos são erguidas e ela está olhando para nós, chamando-nos para a comunhão eucarística no Corpo de Cristo.

No altar está escrito em latim: "Illumina, Domine, vultum tuum super nos" (Resplandeça, Senhor, tua face sobre nós), trecho do Salmo 66(67) e ao fundo "Mane nobiscum, Domine" (Fica conosco, Senhor), trecho retirado do Evangelho de S. Lucas (24, 29).

Esse ícone é uma variação de outro, mais antigo, que encontra o Emmanuel dentro cálice abençoando com as duas mãos (rus.: Неупиваемая чаша)

Outras tipologias para a mesma atitude da Theotókos são os ícones da Virgem Orante e a Virgem do Sinal.

Para conhecer mais sobre o ícone escrito acima, clique aqui (.pdf).

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourada com folha de ouro.
Detalhes em assist.
2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Igreja Nossa Senhora do Monte Calvário - DF

Pintura do painel da Capela de Nossa Senhora do Monte Calvário. N. Sra. do Monte Calvário, 07 cenas das dores de Nossa Senhora, S. Miguel e S. Rafael.

Tamanho: 19m x 6m
Acrílico sobre muro e douração
Samambaia Sul – DF
2008

Detalhe da 6a. dor de Nossa Senhora:
"A Descida de Cristo da Cruz"