terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cristo Salvador


DISPONÍVEL

Sagrada Face de Cristo Salvador, o mesmo rosto dos ícones de Cristo Pantocrator. Com o corpo levemente voltado para a esquerda do expectador, porém seus olhos fixos para frente dá um ar imponente de quem tem autoridade. Os mesmos grandes olhos de quem "tudo vê" e julga com amor, por que Jesus Cristo é Amor. A sua boca pequena se torna um sinal da prudência no falar e da contemplação.

Este ícone é uma interpretaçao do original do séc. XVII (Escola de Moscou) que está coberto por uma rjsa de prata, deixando visível somente a parte pintada, preservando assim o fundo dourado.

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourado com folha de ouro simples e brunido e prata.
Detalhes em assist.
2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ícone de "Cristo Esposo" - ο Νυμφίος


SORTEIO

Sobre o fundo dourado, representa o busto da Theotókos e de Cristo colocado no sepulcro. Seu corpo nu tem as mãos cruzadas diante do peito e mostra visíveis as marcas das feridas nas mãos e nos lados. Atrás se entrevê a cruz com o cartaz, na extremidade superior, inscrito. A inscrição não é aquela latina: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus, comumente abreviada por INRI, mas aquela habitual das representações bizantinas da crucifixão: O Rei da Glória, expressão, esta, tirada do apóstolo Paulo (cf. 1 Cor. 2,8).

Este ícone é chamado Rei da Glória, devido ao título fixado na cruz; Extrema Humilhação, pondo em destaque a "kenosis até a morte". Essa representação é chamada também de O Esposo, título proveniente da parábola das dez virgens (cf. Mt 25, 1-13).

Este ícone é uma interpretação do original do séc. XVII (Escola Russa), mais conhecido por "Extrema Humilhação" (gr.: Aκρα Tαπείνωσις; rus.: Христа во гробе).


Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourada com folha de ouro.
Detalhes em assist.
2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Theotókos do "Cálice de Inesgotável Tesouro"


VENDIDO

Este ícone retrata um dos mistérios e paradoxos da fé ortodoxa. Maria está no altar, onde nenhuma mulher pode servir, oferta o Cristo Eucarístico. A verdade é que Maria está sempre presente na Mesa Santa. Deus não pode tornar-se carne humana, exceto através do ventre da Mãe de Deus e da sua boa vontade e cooperação com Deus. Suas mãos são erguidas e ela está olhando para nós, chamando-nos para a comunhão eucarística no Corpo de Cristo.

No altar está escrito em latim: "Illumina, Domine, vultum tuum super nos" (Resplandeça, Senhor, tua face sobre nós), trecho do Salmo 66(67) e ao fundo "Mane nobiscum, Domine" (Fica conosco, Senhor), trecho retirado do Evangelho de S. Lucas (24, 29).

Esse ícone é uma variação de outro, mais antigo, que encontra o Emmanuel dentro cálice abençoando com as duas mãos (rus.: Неупиваемая чаша)

Outras tipologias para a mesma atitude da Theotókos são os ícones da Virgem Orante e a Virgem do Sinal.

Para conhecer mais sobre o ícone escrito acima, clique aqui (.pdf).

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourada com folha de ouro.
Detalhes em assist.
2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Igreja Nossa Senhora do Monte Calvário - DF

Pintura do painel da Capela de Nossa Senhora do Monte Calvário. N. Sra. do Monte Calvário, 07 cenas das dores de Nossa Senhora, S. Miguel e S. Rafael.

Tamanho: 19m x 6m
Acrílico sobre muro e douração
Samambaia Sul – DF
2008

Detalhe da 6a. dor de Nossa Senhora:
"A Descida de Cristo da Cruz"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Panagia Glykophilousa


DISPONÍVEL

O ícone da Panagia Glykofilousa, ou "Virgem do doce beijo", retrata a Theotokos acariciando seu Filho de modo que eles parecem estar se beijando. Em algumas representações bizantinas a Criança acaricia seu rosto, enquanto ela aparece triste, aparentemente contemplando sua Paixão. Um ícone similar para comparar com a Glykofilousa é o da Panagia Eleusa (Virgem da Ternura), onde a mãe está aceitando o carinho demonstrado pelo Menino Jesus.

Este ícone é uma interpretação do original do séc. XVI (Escola Cretense) em que o Menino trás em sua mão um rolo aberto escrita a passagem do livro de Isaías que diz: Πνεῦμα Κυρίου ἐπ’ ἐμέ, οὗ εἵνεκεν ἔχρισέ με.


“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu”
(Is. 61,1; Lc 4,18)

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas).
Fundo dourada com folha de ouro e prata.
Detalhes em assist.
2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Galaktotrophousa


Ícone da Theotokos Galaktotrophousa (do gr.: "Virgem que Amamenta") é um ícone que traz a Encarnação de Cristo de forma mais latente. É onde o Verbo se alimenta como qualquer outro ser humano, e tal alimento é dado pelo ventre de Maria "Tota Pulchra".

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas). Auréolas e detalhes dourados com folha de ouro.
2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Igreja Nossa Senhora de Fátima - DF

Pintura do painel da Igreja N. Sra. de Fátima. Cristo na Glória e 12 santos, de acordo com suas categorias.

Tamanho: 22m x 6m
Acrílico sobre muro e douração
Samambaia Norte – DF.
2008
Detalhe do Cristo Pantocrator

Centro Educacional Católica de Brasília - CECB/DF

Pintura mural Cristo Educador, N. Sra. Mãe Educadora e rosácea com cordeiro, na Capela do Centro Educacional Católica de Brasília – CECB

Tamanho:
6,4m x 4m
Acrílico sobre muro e douração
Águas Claras – DF
2007

Mosteiro da Divina Providência - MA

Pintura mural Deesis (súplica / intercessão), no presbitério do Mosteiro da Divina Providência

Tamanho:
14m x 4m
Acrílico sobre muro e douração
São Luís – MA.
1999

*Assinado, ainda, por ir. João da Cruz (meu nome enquanto monge)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Theotokos de Kazan

O ícone da Theotokos de Kazan, também chamado Nossa Senhora de Kazan ou Kasanskaya (Rus.: Казанская Богоматерь), é um ícone sagrado da maior estatura dentro da Igreja Ortodoxa Russa, que representa a Virgem Maria como a protetora e padroeira da cidade de Kazan.

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas). Fundo dourada com folha de ouro.
2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cristo Pantocrator (Deesis)

Ícone de Cristo Pantocrator (gr.: 'Χριστὸς Παντοκράτωρ), tendo a Theotokos e S. João Batista (o precursor) acima dos seus ombros. Esse ícone tb é conhecido como Deesis (do gr.: "intercessão, súplica"). Na mão esquerda de Cristo segura um livro aberto inscrito em grego: Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. (Δεῦτε πρός με πάντες οἱ κοπιῶντες καὶ πεφορτισμένοι, κἀγὼ ἀναπαύσω ὑμᾶς) - Mt 11, 28.

Tamanho: 30 x 40cm
Têmpera sobre madeira (levkas). Fundo dourada com folha de ouro.
2009

Santíssima Trindade

Ícone da Santíssima Trindade ou Hospitalidade de Abraão (rus.: Троица Ветхозаветная), escrito originalmente pelo monge, canonizado pela igreja russa, André Rublev (rus.: Андрей Рублев). Um dos mais perfeitos trabalhos escritos. Tal ícone é uma interpretação do texto bíblico de Gn 18, 1-14 e uma obra considerada "modelo" da iconografia trinitária.

"Meu Senhor, eu te peço,
se encontrei graça a teus olhos,
não passes junto de teu servo sem te deteres"
(Gn 18, 3)

Tamanho: 60 x 90cm
Têmpera sobre madeira (levkas). Fundo dourada com folha de ouro "imitação".
2005

Theotokos de Vladimir


Theotokos de Vladimir também conhecido como Nossa Senhora de Vladimir, Virgem de Vladimir ou Vladimirskaya (Rus.: Владимирская Богоматерь), é um dos mais venerados ícones ortodoxos. A "Theotokos" que significa literalmente "Portadora de Deus" ou alternadamente Mãe de Deus, é considerada como a protetora da Rússia.

Tamanho: 30 x 40cm.
Têmpera sobre madeira (levkas). Áureola dourada com folhas de ouro e assist.
2009

Glykophilousa


Theotokos Glykophilousa (gr.: Θεοτόκος Γλυκοφιλούσα; rus.: Богородица Гликофилуса), é um termo grego que quer dizer "Mãe de Deus do Beijo Doce". Representa a Virgem com o Menino Jesus num terno beijo, onde os rostos se tocam.

Tamanho: 30 x 40 cm.
Têmpera sobre madeira (levkas). Auréolas dourada com folhas de ouro.
2007